quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sobre o movimento TwitMedula



Quando pela primeira vez vi, na minha timeline do twitter, a @InesRibeiro, a @paulapico e o @NunoSarandes falarem sobre a inscrição de dadores de medula óssea achei a ideia muito interessante.
O twitter tem-se revelado uma fferramenta de mobilização. Exemplo disso, a uma escala global, foram as eleições no Irão e a nível local a recepção ao @calvas no aeroporto ou a manifestação contra as más condições climatéricas organizada pelo @pedrotochas via twitter.


Esta capacidade de organização que é cada vez mais possível em Portugal, permitiu a constituição do movimento #Twitmedula.


Partindo de uma vontade da @InesRibeiro, apoiada pela @paulapico de contribuir para esta causa solidária, a mobilização levou não uma, mas nove pessoas a se tornarem doadores de medula óssea.
Julgo que em comum teríamos uma vontade de contribuir para esta causa.

Posso aqui resumir o que me levou a aderir a este movimento. Em primeiro lugar, foi claramente, o achar esta causa importante e ter uma vontade prévia de me tornar doadora.

O twitter permitiu pôr em prática esta vontade. Um dia e uma hora marcada e companhia. Pode parecer ridículo, mas a verdade é que, muito dificilmente, me ausentaria uma manhã do trabalho para proceder a esta inscrição. Seria simplesmente uma vontade, que só passaria a uma realidade se as circunstâncias o permitissem. O twitter criou essas circunstâncias.

Mesmo que não tivesse aparecido mais ninguém, eu sabia que a @InesRibeiro e a @paulapico lá estariam à hora combinada. Em vez de uma inscrição seriam duas.

Foram nove pessoas. Importante? Na minha opinião sim. Nove pessoas que não se conheciam pessoalmente aderiram a um movimento por uma causa maior.

Continuo a acreditar no ser humano. O que se passou no dia 8 de Julho de 2009, para mim, é mais uma esperança renovada. É acreditar num mundo que respeita a diferença e que trabalha em conjunto para um futuro melhor.

Respondendo à pergunta do @RickBatista, como me senti ao participar desta experiência, a resposta é simples: senti-me e sinto-me bem.

Obrigada a todos os presentes por me terem feito sentir assim: @InesRibeiro, @paulapico, @JoanaRSSousa (e mano lindo), @RickBatista, @designerferro, @estounanet, @diogocavaleiro, @cesar1977, @tonyvirtual e a nossa twitter do Porto @Catarina_SCC.

Um especial obrigado ao @nunosarandes e a todos os twitters que divulgaram o movimento #Twitmedula.

Hope is not a dream but a way of making dreams become reality.

Podem ver mais aqui: #TwitMedula

Nenhum comentário: