terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Sobre as necessidades...

Necessidade do Lat. necessitate

s. f.
,
aquilo que é absolutamente necessário;
carácter daquilo que é imprescindível;
o que é inelutável, inevitável, fatal;
coacção;
constrangimento;
aperto, apuro, carência de coisas necessárias;
precisão;
indigência;
pobreza;
miséria;

pop
.
,
(no pl. ) acto de urinar ou defecar.

Não vou falar do acto de urinar ou defecar embora, como qualquer um, tenha essas necessidades todos os dias.

Vou falar da definição que melhor se adequa a mim:
carência de coisas necessárias.


Sou uma 'dadora'. Não dou sangue mas dou o melhor de mim. Dou o meu apoio, a minha atenção e o meu cuidado com o outro. Sempre fui assim. Gosto de ser assim. Dá-me verdadeiro prazer dar. No entanto, tenho as minhas carências, as minhas coisas necessárias.
As pessoas estão habituadas a olhar para os 'dadores' como um porto seguro. Como aqueles que, depois e apesar de tudo, estão lá. E, na verdade, estamos. Se alguém precisar é só estender a mão. Se alguém nos magoou, nos traiu, nos usou, rapidamente esquecemos tudo ao mínimo pedido de ajuda.
Mas, em certos momentos, também precisamos que nos dêem algo em troca. Que nos estendam a mão, que cuidem de nós.
Precisamos de alguém que nos diga:
Estou aqui. Sinto a tua falta. És importante para mim. Gosto de ti.

Talvez para mim seja mais fácil expressar o que sinto. Talvez até seja uma necessidade minha. Eu até entendo as pessoas de poucas palavras. Mas, quando existe intimidade entre elas, quando existe cumplicidade, quando existe carinho: as palavras são necessárias.

Existem alturas na vida em que não podemos ter mais nada. Não podemos ter um abraço, um beijo, um olhar. Nessas alturas as palavras são necessárias. Uma palavra pode iluminar uma vida.

Neste momento, tenho
carência de coisas necessárias. Neste momento, a minha necessidade é sentir que estão do meu lado. Neste momento, preciso de palavras porque só posso ter palavras.

Pensei que quem recebe as minhas lhes desse valor. Eu sei que não são mais que caracteres juntos. Rabiscos de sons. São o que posso dar.

Ás vezes gostava também de receber, apenas para colmatar as minhas necessidades.

Nenhum comentário: