terça-feira, 26 de agosto de 2008

Sobre o pragmatismo

Pragmatismo

Doutrina filosófica que adopta como critério da verdade a utilidade prática, identificando o verdadeiro com o útil.

A utilidade da verdade. Unicamente o que tem utilidade práctica é verdadeiro. Pragmática? Não. Não acredito numa filosofia que apenas a utilidade gere o que é verdadeiro. Isso anularia o sonho, que é o que move o ser humano. Tento ser práctica. E ser práctica apenas remete para a acção. Ao longo dos anos aprendi que passar muito tempo em auto-comiseração não dá bons resultados. Embora seja o meu eu maníaco-depressivo que fale mais alto em algumas alturas.
Acredito na clareza das ideias. Ás vezes é necessário um abanão para dissipar o nevoeiro e fitar mais além.
Irrita-me a inacção. Irrita-me a falta de ambição. Irrita-me culpas. Pensando bem existem uma série de coisas que me irritam. Mas isto não quer dizer que não vacile. Muitas vezes tenho a sensação que passo os meus dias a vacilar. Mas é essa mesma procura de equílibrio que me move para a acção.
Mais vale fazer do que passar o resto da vida a pensar que o deveria ter feito. Dissabores? Imensos. Mas isso é que faz uma vida cheia. As recordações são a nossa bagagem. Não quero chegar ao fim da viagem com apenas uma carteira.




Um comentário:

Anônimo disse...

Associando o design à utilidade, todo o design seria a verdade, todo o anti-design, a não-verdade.

Para uma atitude de design, precisamos de vacilar. Para chegar à utilidade, à solução, precisamos de errar e encarar uma inutilidade. São esses os esboços da vida, e o que seria uma obra de arte sem o sketchbook que anunciou a primeira ideia?